quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pense Magro: Prepare-se para pesar


Pronta para a balança?


As pesagens semanais podem ajudá-lo de várias maneiras:
. Permitindo que comemore e fortaleça sua autoconfiança quando consegue emagrecer. É importante reconhecer que seu árduo trabalho o conduziu diretamente para a diminuição de seu peso (isso não foi uma mágica) e se sentir bem com os resultados.
. Possibilitando que se mantenha honesto se engordou. Se você não está seguindo todos os passos deste programa, as pesagens regulares fazem você encarar o fato de que não poderá ter sucesso se continuar fazendo apenas os passos do programa que tem vontade.
. Ajudando a permanecer comprometido com este programa. Se você está contente porque emagreceu, irá se sentir motivado a continuar fazendo as coisas desta maneira.
. Se sentir-se desapontado, irá avaliar onde errou, reler alguns capítulos deste livro e recomeçar. Mas, seja cuidadoso: se você pisar na balança com a programação mental apropriada, pesar-se pode desgastar sua motivação mais do que ajudar.

Pense nas vezes em que se pesava e se sentia infeliz. O cenário seguinte lhe parece familiar?
Situação: Você sobe na balança e se depara com um número maior do que o esperado
Pensamento sabotador: “Eu não posso acreditar nisso. Isso é realmente terrível”.
Emoção: Chateado (com raiva, triste, desmoralizado, sem esperança).
Comportamento: Embarcar "em um mau dia de alimentação".

Se você encarar o resultado da balança como evidência de sua fraqueza, de sua inadequação ou falta de controle, então o ganho de peso (ou uma perda menor do que a esperada) poderá, facilmente, resultar em comilança.

É muito importante usar a balança como um instrumento de informação que fornece dados para que você possa guiar sua alimentação. Se você verificasse sua temperatura, usaria o número apontado pelo termômetro para ajudá-lo a decidir se deveria ir para o trabalho, se deveria tomar um anti-térmico ou se deveria ligar para seu médico.

Ao se pesar, use o resultado da balança como um guia para decidir se você deve continuar fazendo o que tem feito ou se deve fazer algumas modificações.

Mais cedo ou mais tarde, a balança vai registrar exatamente o peso que deveria registrar; em função daquilo que você come, da energia que gastou nos últimos dias, da quantidade de líquido retido e de outras influências biológicas.

Antes de subir na balança, tente não pensar: “Espero estar pesando 'X’ quilos”.
Em vez disso, pense: “Na última semana pesei 'x'. Hoje eu deveria estar pesando entre 450g e 1 quilo a menos do que o último peso”.
Se o número mostrado na balança não baixou - ou não baixou muito - e você suspeita de que está comendo demais, não perca tempo culpando-se e tendo pensamentos negativos.
Considere o que pode estar fazendo de errado e faça algo positivo para resolver o problema.
Talvez você esteja sendo muito flexível na hora de medir a porção de comida ou de contar calorias ou carboidratos. Talvez precise acrescentar todos os dias, alguns minutos em seus exercícios planejados. Peça ajuda ao seu técnico de dieta para implementar qualquer tarefa que você precisa praticar.
Se o resultado da balança indicar que você não emagreceu, apesar de estar seguindo, de fato, o planejamento alimentar e os exercícios, não se apavore. É normal aumentar ou diminuir 900 gramas em determinados dias por motivos hormonais ou fisiológicos. Neste caso, sem dúvida, você vai emagrecer na próxima semana se continuar seguindo sua dieta.
Não importa qual será o peso de amanhã, dê um passo para trás e lembre-se: em determinado dia o número da balança é exatamente o que deveria ser, dado o que você comeu, quanta energia gastou nos últimos cinco dias, a quantidade de líquido retida e outras influências biológicas.

Se o resultado da pesagem for menor, fique feliz, mesmo que tenha emagrecido apenas um pouquinho. Como eu digo para as pessoas que atendo, nós comemoramos cada 200 gramas que emagrecemos.

Posso me pesar mais do que uma vez por semana?
Sim, e algumas pessoas perceberam que se pesar diariamente as ajudou a se dessensibilizarem em relação à balança.
No entanto, não o faça mais de uma vez por dia. Isto é um sinal de que você está obcecado por dieta e não tem uma perspectiva saudável sobre outros aspectos também importantes da sua vida.

Faça seu gráfico
Hoje você irá criar seu Gráfico de Emagrecimento, que o ajudará a manter seu peso em perspectiva.
Mesmo que você se pese diariamente, registre apenas o peso de um dia da semana.
No mesmo dia da semana, toda a semana, pese-se e anote o número da balança em seu caderno de dieta.


Estes gráficos dão a você a perspectiva geral do seu progresso. Eles ajudam a prevenir o foco somente no número revelado pela balança em um determinado dia.

É importante que saiba que praticamente ninguém emagrece a mesma quantidade de peso toda semana. A maioria das pessoas começam emagrecendo rapidamente e então emagrecem mais devagar.
Todos passam por situações em que o peso permanece o mesmo ou aumenta um pouco, de uma semana para outra.
O gráfico típico do emagrecimento mais parece uma linha em zigue - zague e inclinada do que uma linha reta inclinada. Seja confiante. Em geral, seu peso diminuirá, mas é improvável que diminua toda semana.
Este gráfico poderá ajudá-lo também a seguir o programa de maneira constante. Muitos ficam motivados a não ceder aos desejos, em parte, porque queriam ser capazes de marcar o ponto e ver a linha descendo.

Não espere emagrecer todas as semanas, isso não acontecerá.
Se você engordar, se faça as perguntas:
.O que eu diria a um amigo que estivesse na mesma situação? Eu iria gostar menos dele por isso? Eu o veria como uma pessoa má ou de menor valor ou como um fracassado? Lembre-se de que seu peso não é o reflexo do que você é por dentro.
.O que me faz pensar que irei emagrecer toda semana? A maioria das pessoas emagrece um pouco, atingem um platô, emagrecem um pouco mais, engordam um pouco novamente, emagrecem um pouco mais, atingem outro platô e assim por diante. Porque seria diferente comigo?
.O que eu deveria rever com meu técnico de dieta? Será que preciso de ajuda para manter este aumento de peso em perspectiva?
_______________________________________
Esta é uma das tarefas do Livro Pense Magro da Autora Judith Beck

Um comentário:

  1. Nossa esse texto parece que foi feito pra mim, amei e eu estou neste ponto de vista final, emagrece,engorda,plato e assim segue no meu caso é devido as escolhas mas vou melhorar agora quero ver meu gráfico só descendo.

    ResponderExcluir