terça-feira, 3 de maio de 2016

Pense Magro: Pratique a tolerância à fome



O ideal é se alimentar bem, evitar pular as refeições para não deixar que a fome atrapalhe nosso auto controle durante o emagrecimento.

Mas haverão situações em que sentiremos fome. No Livro Pense Magro da autora Judith Beck tem uma tarefa que ajuda a lidar com a fome:

Quando as pessoas que lutam para emagrecer ficam com fome, frequentemente tem sensações intensas de fome. Podem ser como uma emergência. Toda a atenção se concentra no seu desconforto - e em quando e onde elas irão comer. Essas pessoas começam a pensar que não serão capazes de tolerar tanto desconforto.
Se você já passou por uma situação parecida, é importante aprender que pode tolerar a fome. Quando efetivamente se convencer disso, a fome não vai ter toda essa proporção. Ao sentir fome fora do horário do almoço ou do lanche, você será capaz de dizer a si mesmo:
“Paciência, eu gostaria de comer agora, mas tudo bem, eu posso esperar”.
Você será capaz de voltar sua atenção para outras coisas, e a sensação intensa de fome irá gradualmente diminuindo. Se nunca se permitiu ficar com fome ou com muita fome, talvez não acredite em mim quando eu disser que, se você estiver com fome e não responder imediatamente comendo, a fome irá definitivamente diminuir.

Essa tarefa irá ajudá-lo a ver que você pode tolerar a fome e também que ela vem e passa.

Eu gostaria de lhe propor que hoje (ou um dia destes, você pode escolher o que se adapta mais à sua agenda), propositadamente você deixará de almoçar (não faça esta tarefa se estiver impedido por uma restrição médica, como diabetes, que requer que você coma regularmente).
Essa tarefa o ajudará a perceber que a fome não é uma emergência. Na verdade, acho até que você descobrirá que a sensação de sentir fome não é tão desconfortável como imagina.
Se você tem medo de sentir fome, habitualmente come para evitar essa sensação.
Talvez você nunca tenha aprendido que não faz mal sentir fome, ou então, nunca tenha desenvolvido habilidades que o ajudassem a resistir à fome.
________________________________________________

No Dia das Mães...

Quero passar o dia todo curtindo a minha mãe!
Quer coisa melhor?


2 comentários:

  1. Agora que estou em dieta, como faço uma refeição em cada três horas, acabo nem por sentir fome. Mas quando sinto (geralmente antes de dormir) realmente tenho ignorar esse impulso e adormecer. Se por algum acaso se passarem horas e continuar sem conseguir dormir, ai vou comer algo permitido na minha dieta. Acho que se torna mais difícil quando não há um dia da asneira propriamente dita, ai a compulsão da fome, mistura-se com a da gula e a coisa complica-se. Mas se tivermos um dia livre, torna-se fácil de lidar.
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sinto fome quando vejo alguém comendo besteiras dai fico conversando comigo, Jenni falta 1 hora já já voce come.

    ResponderExcluir