segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pense Magro: Identifique Pensamentos Sabotadores


É importante que você aprenda a reconhecer os que são exclusivamente ‘seus’ e que efetivamente ‘reaja’ a ‘esses’.
O ato de comer não acontece automaticamente. Antes de pegar o primeiro pedaço de qualquer alimento que você não planejou comer, você quase sempre tem um pensamento ou uma série de pensamentos. Quando conseguir identificá-los e responder a eles você será capaz de controlar sua alimentação.

Pense Nisto
Carregue com você durante alguns dias, o caderno de dieta.
Anote seus pensamentos sabotadores assim que os identificar. Talvez você não os perceba, em todas as ocasiões, porque sua atenção está voltada para o que você está sentindo. Quando se sentir tentado a comer algo que não deveria pergunte-se:
“O que está passando pela minha cabeça agora?”
ou
“O que eu estou pensando?”

Algumas vezes, você consegue identificar, facilmente, seus pensamentos. Outras vezes não. Se você não tiver certeza sobre o que está pensando, dê uma olhada em "Pensamentos Sabotadores Comumente relatados por Pessoas que Fazem Dieta":

Se esta lista ativar sua memória, tente descobrir o que você definitivamente não estava pensando. Por exemplo, se sente atraído para comer alguma coisa que não foi planejada, pergunte-se se não estava pensando sobre qualquer item que se segue:
.“O cheiro e a aparência desse prato fazem com que ele pareça sem gosto”
.“Estar impedido de comer este prato me deixa feliz”.
.“Vai ser fácil resistir”.
Sem dúvida, você vai responder negativamente e suas respostas negativas serão acompanhadas pelo seu verdadeiro pensamento: “Eu estava pensando que realmente desejo comer isto”.
Escreva, no caderno de dieta, todo pensamento que puder identificar.
Por enquanto, não se preocupe com o que fazer com eles. Dentro de poucos dias, você aprenderá a reagir a eles.
Pensamentos sabotadores que costumam aparecer
entre as pessoas que fazem dieta:
Para ajudá-lo a identificar seus pensamentos sabotadores aqui estão alguns exemplos de pensamentos comuns entre as pessoas que analisei:
“Fazer dieta é muito difícil”.
“Eu não ligo”.
“Comer isto não está errado”.
“Estou sendo punido”.
“Não é justo”.
“Não vou permitir que ninguém me diga o que eu posso comer ou não”.
“Mereço comer isto”.
“Vou comer apenas estes pedacinhos”.
“Eu deveria fazer o que tenho vontade”.
“Não resisto”.
“Realmente quero comer isto”.
“Estou mesmo com fome”.
“Não tenho força de vontade”.
“Isto não é tão calórico”.
“Mais tarde eu compenso o que comi agora”.
“Se eu não comer, vai para o lixo”.
“Eu deveria comer porque é de graça”.
“Todo mundo está comendo”.
“Eu não quero desapontar ou ser inconveniente com...”
“Estou estressado/ chateado/ entediado/ cansado”.
“Esta é uma ocasião especial”.
“Estou cuidando de mim”.
“Amanhã eu começo a dieta de novo”.
“De qualquer maneira, eu nunca vou emagrecer mesmo”.
“Ninguém vai saber”.
“Mais cedo ou mais tarde vou acabar comendo”.

Em que você está pensando?
Se você está preocupado com sua capacidade de aprender a reagir aos pensamentos sabotadores, veja a seguir:


Pensamento sabotador:
“Eu não penso em nada quando me desvio da dieta, simplesmente acontece”.
Resposta adaptativa:
“Comer não é um ato automático. Eu apenas tento ignorar meus pensamentos para poder comer. Da próxima vez que estiver querendo me desviar, vou procurar pelos pensamentos sabotadores de permissão, como, por exemplo: Eu posso comer isto porque...”

Um comentário: