domingo, 8 de maio de 2016

Pense Magro: Acabe com os excessos alimentares



Existem duas circunstancias que você deve encarar como comer em exagero:

.Comer qualquer alimento numa quantidade maior do que seu planejamento permite. Talvez você tenha planejado na noite passada comer 180g de frango, mas acabou comendo 300g.
Ou talvez tenha planejado comer uma xícara de vegetais crus e acabou comendo duas, já que sua quantidade é ilimitada na dieta.

.Sentir-se satisfeito antes de terminar de comer, porém continuar comendo até se sentir saturado.
Se você quiser ser bem sucedido na meta de emagrecer e não voltar a engordar é necessário aprender a reconhecer o seu ponto de satisfação e, então parar imediatamente de comer.

Encha o prato, mas não coma tudo
.Hoje, você vai colocar em seu prato, de propósito, uma quantidade maior de comida do que você planejou comer para aprender a não comer exageradamente.
.Escolha uma refeição, preferencialmente o almoço ou o jantar.
.Escolha um alimento que esteja em sua dieta, mas quero que você, de propósito, sirva-se dele numa quantidade bem maior do que está planejado.
.Sirva-se também de um alimento não permitido pela dieta.
.Ao iniciar a refeição, empurre a porção extra, tanto do alimento permitido como do não-permitido, para um dos lados do prato e coma apenas o que está em seu planejamento alimentar.
.Se tiver vontade de comer a porção extra, utilize algumas das técnicas anti desejos.
.Se continuar querendo comer mais, responda aos pensamentos sabotadores.
 Por exemplo: se você pensar:
 “É uma vergonha deixar alimentos no prato. É ruim desperdiçar alimentos”, diga a si mesmo: “Não tem nada demais deixar comida no prato. Isso me ajudará na meta de emagrecer: vai me ajudar a fortalecer meu músculo de resistência”.
.Lembre-se do bem estar que você vai sentir por não ter comido exageradamente e de como se sentiria mal se o fizesse.
.Dê uma olhada no passado e reflita sobre as consequências de ter comido exageradamente. Você se sente feliz por ter comido demais, visto que contribuiu para seu peso atual? Ou você lamenta tudo isso? A proporção entre lamentar tudo isso e estar feliz com o resultado de ter comido demais é de 20 mil para 1? .Pergunte-se: “Estarei feliz daqui a dez minutos se eu comer exageradamente?”
Quando terminar de comer só o que planejou, lave seu prato. Jogue fora a sobra ou guarde para uma outra refeição. Caso tenha desempenhado esta tarefa facilmente, não será preciso repetir. Porém, se você teve que se esforçar muito para resistir à porção extra de alimento, não se desespere.
.Elogie-se por ter tentado e observe o que aprendeu com esta experiência. Continue repetindo este exercício até que se torne fácil para você.
.Por toda a sua vida, espere encontrar muitas situações nas quais não terá controle sobre a comida que servirão a você (restaurantes, eventos, casa de amigos ou de familiares), quando será beneficiado por este tipo de prática.
.Pode ser interessante repetir este treinamento na véspera de uma situação na qual você se sentirá tentado a exagerar.

Para ter sucesso em sua meta de emagrecer e não voltar a engordar, é preciso se acostumar a não comer além da quantidade estabelecida no planejamento alimentar.

Pensamento sabotador:
“Eu odeio desperdiçar comida deliberadamente”.
Resposta adaptativa:
“O que é melhor, desperdiçar comida deliberadamente ou comer exageradamente e engordar? O que eu diria para a minha melhor amiga se ela estivesse na mesma situação? A verdade é que essa porção extra de alimento vai ser desperdiçada em meu corpo ou no lixo. De qualquer maneira, estará sendo desperdiçada. Não importa o que ouvi de meus pais quando era criança, comer demais não vai solucionar o problema das pessoas que morrem de fome ao redor do mundo”.

Esta é uma das tarefas do livro Pense Magro da autora Judith Beck
_____________________________________________________

Mamãe Colibri no ninho.
Foto do dia 27/04/16
Feliz dia Dias das Mães!

Um comentário:

  1. Essa é a tarefa mais difícil pra mim, sempre tenho esse pensamento do pecado jogar fora, mas estou aprendendo a colocar só o que vou comer em pequenas quantidades.

    ResponderExcluir